domingo, 28 de setembro de 2008

DOENÇA DE CROHN

"Detectada bactéria relacionada com a doença de Crohn
Uma bactéria detectada em animais pode ser a causa da doença de Crohn. O estudo levado a cabo por investigadores norte-americanos dá sequência a um outro, da autoria de cientistas do Canadá, que identificaram o gene que origina a patologia.
Uma equipa de investigadores da Universidade da Florida desenvolveu um estudo sobre a doença de Crohn e chegou a conclusão que esta tem origem num tipo de bactéria que causa disfunções similares nos animais. Os cientistas norte-americanos têm ainda um longo caminho a percorrer na investigação desta patologia.Apesar da doença ser rara em Portugal e em quase toda a Europa, é de esperar que incidência possa vir a aumentar cinco vezes mais em pacientes com Colite Ulcerativa.

Dados sobre a doença de Crohn:A doença de Crohn está inserida no grupo das Doenças Inflamatórias Intestinais Crónicas. Apesar de ainda ser de origem desconhecida, sabe-se que afecta o segmento do tubo digestivo, desde a boca até ao ânus, e tem maior incidência no intestino delgado e no seu segmento terminal, denominado ileo.Ainda não se sabe quais as causas específicas que potenciam esta doença, mas vários estudos têm-na relacionado com factores ambientais e alimentares. Os fumadores, por exemplo, parecem ser um grupo de risco já que têm 2 a 4 vezes mais probabilidades de desenvolverem esta patologia. Ainda assim, nenhum destes factores, analisados isoladamente podem ser equacionados no desenvolvimetno da doença de Crohn.Avanços na Investigação da Doença de CrohnO estudo levado à cabo pelos cientistas norte-americanos pode vir a dar mais uma luz sobre esta patologia. A evidência clara é que a doença de Crohn tem uma relação directa com uma bactéria já identificada - a "Mycobacterium avium subspecies paratuberculosis (Map)" - que também é responsável por outro tipo de disfunção intestinal (conhecida como a doença de Johne). A equipa de investigadores liderada por Saleh Naser recolheu amostras de sangue a 52 pessoas, 28 das quais com a doença de Crohn, 9 com Colite Ulcerativa e outras 15, com outro tipo de doença inflamatória.Só foi detectada a bactéria em 14 casos, sendo todos doentes com Crohn.No passado, os cientistas acreditavam que a doença de Crohn era transmitida aos seres humanos através do leite. Naser não descarta esta hipótese e, à BBC, reconheceu que "a MAP [bactéria] está presente no leite mais do que pensamos. Sabemos as ovelhas e o gado têm esta bactéria portanto é possível que estes animais estejam a espalhar a doença e que o normal processo de 'pasteurização' não esteja a desempenhar o seu devido papel", constatou. Ainda assim, aquele investigador reconhece que ainda é preciso um estudo mais aprofundado para provar esta teoria."
Eu infelizmente tenho doença de crohn, e quando as crises aparecem é simplesmente horrível, só quem padece desta doença é que sabe o que sofremos, espero que consigam encontrar a cura o mais breve possível.

5 comentários:

Rui Caetano disse...

ESperemos que sim. Uma boa semana.

Anónimo disse...

Será que alguém poderia me ajudar?
Há +/- dois anos, sofro com diarréias constantes, não todos os dias, mas na maioria das vezes. Tenho dores abdominais sempre depois das refeições, já cheguei a evacuar "verde". Já fiz colonoscopia, rossonância, vários exames e nenhum médico achou nada de anormal, mas eu não aguento mais não poder me alimentar fora da minha casa, pois tenho que correr ao banheiro para poder aliviar as dores abdominais.
Obrigada.

Anónimo disse...

Pois é infelizmente eu sei bem o que isso é...Tenho 22 anos e já tenho crohn há 7 anos.
Eu sei bem as cólicas horrivéis pelas quais passamos, eu neste momento estou a passar por mais uma crise :( É complicado querer levar uma vida "normal" e nao poder...porque é dificil esquecer as dores, a má disposição,os ataques de pânico em relação a toma dos alimentos com medo que estes possam nos fazer mal...enfim é preciso ter fé em Deus para que definitivamente possam encontrar a cura para esta doença que tanto atormenta todos nós! Um bem haja a todos!

DAISY disse...

Mónica, eu já estava dependente da cortisona e o meu médico substitui-o por um novo medicamento(há já 3 anos)IMURAN, dou-me perfeitamente bem com ele, a única chatice é que tenho de fazer análises todos os meses, para controlar as plaquetas, não sei se tomas esse fármaco, mas é uma maravilha.
Bj

DAISY disse...

Anónimo, os sitomas do crohn são semelhantes a uma gastro, e só fazendo uma colonocopia é que tive a certeza da doença de crohn.É uma questão de pedir ao médico.