sábado, 21 de junho de 2008

Solstício de Verão



"O solstício de Verão, que ocorre em Portugal às 0h59 do dia 21 de Junho, terá um conjunto de celebrações ao longo do fim-de-semana, numa iniciativa inédita, onde a ciência, o desporto, a música e os contadores de histórias vão conviver e recriar o que há mais de dois mil anos foi descoberto - o raio da Terra.
Foi no solstício de Verão, que marca também o início da estação estival no hemisfério Norte, no Hemisfério Norte (corresponde ao dia maior do ano), que o sábio grego Eratóstenes, utilizando as sombras projectadas pelo Sol em dois locais do actual Egipto e cálculos geométricos muito simples, foi capaz de determinar o raio da Terra com uma extrema precisão.
No sábado (dia 21), em vários locais públicos de todo o país, entre as 10h00 e as 15h00 irão ser realizadas medições relacionadas com a trajectória solar que serão disponibilizadas em tempo real na Internet. Entre as 15h00 e as 17h00, todos os locais que participam nesta actividade irão utilizar os dados recolhidos para a determinação de algumas das principais dimensões da Terra."