quarta-feira, 24 de outubro de 2007

NOBEL



O Nobel da Paz foi atribuído esta sexta-feira ao antigo vice-presidente norte-americano Al Gore e à ONU pelos esforços para aumentar o conhecimento sobre mudanças climáticas.O prémio foi atribuído conjuntamente «pelos esforços de recolha e difusão de conhecimentos sobre as mudanças climáticas provocadas pelo Homem e por terem lançado os fundamentos para a adopção de medidas necessárias para a luta contra estas alterações», declarou em Oslo o presidente do comité Nobel norueguês, Ole Danbolt Mjoes.
Al Gore é um activista ecológico, tendo escrito dois livros, A Terra em Balanço: Ecologia e o Espírito Humano, e Uma verdade inconveniente. Em 2006 lançu m documentário sobre mudanças climáticas, mais especificamente sobre o aquecimento global, o qual se sagrou vencedor do oscar de melhor documentário em 2007.

Al Gore e o presidente da empresa Virgin, Richard Branson, lançaram uma competição que dará 25 milhões de dólares (cerca de 18 milhões de euros ou R$ 50 milhões) para o cientista que apresentar a melhor proposta para 'limpar o ar' do planeta, ou seja, diminuir as quantidades de dióxido de carbono na atmosfera.

Espero que realmente alguém consiga minimizar este poblema, visto que solução para ele já não existe, todos nós de uma foma ou outra contibuimos para o aquecimento global.