sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Fernando Botero



Fernando Botero, é um pintor colombiano, nascido em 1932, as suas obras destacam-se sobretudo por figuras rotundas o que pode sugerir a estaticidade da humanidade. As suas esculturas invadiram as ruas de Berlim, numa exposição patente no parque «Lustgarten», em frente à catedral local. Quinze das dezasseis obras de bronze, com os tradicionais gordos, ficarão neste local, enquanto outra ficará mesmo em frente à porta de Brandemburgo, o que já começou a gerar polémica.
As obras não deixam ninguém indiferente e abrem discussão por todos os países por onde passam. Ainda recentemente Botero chocou o mundo com criações alusivas às torturas que tiveram lugar na prisão americana de Abu Graib, no Iraque.
Não acho nada de mal nas suas esculturas, muito pelo contrário é o retrato da realidade nua e crua...

quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Aquilino Ribeiro


O Historiador e deputado do Bloco de Esquerda, Fernando Rosas tem ligações familiares ao autor de «O Malhadinhas», porquanto um seu avô fugiu do país com o escritor, em 1927, ambos disfarçados de mulher.
«Aquilino participa na revolta de republicanos que ocuparam o Terreiro Paço, ele estará com o meu avô, que era um dos dirigentes civis da revolta de 07 de Fevereiro, na ala Oeste. É ferido por um estilhaço de granada, rompe o cerco dos soldados da ditadura às costas do meu avô, e mais tarde passam a fronteira disfarçados de mulher», relatou.
Voltará ao país, clandestinamente, em 1928, e participará de armas em mão na revolta de Pinhel, em Julho. Aquilino Ribeiro, nascido em 1885, é desde a sua juventude um simpatizante da Carbonária, que «era um grupo de acção revolucionária que recorria à violência armada, que punha bombas, fazia atentados». (
http://www.portugaldiario.pt/)

Sem dúvida que Aquilino Ribeiro foi um grande escritor, mas como pessoa deixou muito a desejar, foi um terrorista de primeira....Após ter falecido há 44 anos ontem foi transladado para o Panteão Nacional, será que merecedor de tão nobre acto?? Ou será o Panteão Nacional o "asilo" dos ditatores, terroristas....

terça-feira, 18 de setembro de 2007

Mãe Natureza


O ponto mais alto-Monte Everest, no Himálaia, fronteira entre Nepal e Tibete, 8848 metros acima do nível do mar.
O ponto mais baixo-Mar Morto, entre Israel e Jordânia. A superfície da água está 396 metros abaixo do nível do mar.
A maior ilha-Groenlândia, com 2 175 600 km quadrados.
A montanha mais alta-Mauna Kea, no Havaí, tem 10 203 metros a partir do fundo do oceano Pacífico.Se for considerado apenas o pedaço que fica acima do nível do mar, a montanha conta com 4 205 metros.
O oceano mais profundo-Oceano Pacífico, com uma profundidade média de 4 267 metros.
O maior golfo-Golfo do México, com 1 502 200 km quadrados.
O ponto mais chuvoso-Monte Waialeale, no Hawaí, com uma média anual de 11 680 mm.
O ponto mais seco-Deserto de Atacama, no Chile, sem chuvas do ano de 400 a 1 971.
O ponto mais quente-El Azizia, Líbia 58 graus (13/09/1922).
O ponto mais frio-Estação de Vostok, na Antártida, -89,2 graus (21/07/1983).
O maior vulcão-Gallatiri, Chile, com 6 060 metros.
O maior rio em extensão-Nilo, no Egito, com 6 670 km.
A principal queda de água-Angel, na Venezuela, com 979 metros de altura.
O maior lago-Mar Cáspio, entre Rússia e Irã, 372 000 km quadrados e 980 metros de profundidade.
A maior cordilheira-Cordilheira dos Andes, na América do Sul, com 8 000 metros.

Hino da Região Autónoma da Madeira


O Decreto Regional n.º 11/80/M, Aprova o hino da Madeira, publicado no Diário do República, de 12 de Setembro de 1978, que constitui um marco histórico no processo autonómico do arquipélago da Madeira ao estabelecer as insígnias da Região Autónoma. Aprovado em sessão plenária em 15 de Julho de 1980, pelo Presidente da Assembleia Regional. Emanuel do Nascimento dos Santos Rodrigues

Do vale à montanha e do mar a serra,

Teu povo humilde, estóico e valente

Entre a rocha dura te lavrou a terra,

Para lançar, do pão, a semente:


Herói do trabalho na montanha agreste,

Que se fez ao mar em vagas procelosas:

Os louros da vitória, em tuas mãos calosas

Foram a herança que a teus filhos deste


Por esse Mundo além

Madeira teu nome continua

Em teus filhos saudosos

Que além fronteiras

De ti se mostram orgulhosos


Por esse Mundo além,

Madeira, honraremos tua História

Na senda do trabalho

Nós lutaremos

Alcançaremos

Teu bem-estar e glória
Digam lá sinceramente se o nosso Hino não é o mais bonito do mundo

segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Inukshuk



Empresário português em Toronto, José Melo, aguarda o registo no Guinness da sua criação como o mais alto monumento autóctone canadiano do mundo, o 'Inukshuk'. O «Inukshuk» é um monumento de pedras sobrepostas em forma de figura humana, originário da cultura esquimó. A construção do «Inushuk» pretendeu ser um «reconhecimento à arte e história dos povos aborígenes do Canadá e também chamar a atenção para os produtos em granito que, além de serem materiais duradouros, não prejudicam o ambiente».
A peça candidata ao Guinness como o mais alto «Inukshuk» do mundo foi construída pela empresa de José Melo, a partir de granito extraído da pedreira da companhia, localizada na cidade de King, próximo de Toronto. A peça tem 11,77 metros de altura e pesa 82 toneladas, segundo as medições efectuadas pelo representante do Recordes do Mundo Guinness, durante a visita que fez na passada sexta-feira ao local onde está instalado. A obra foi «já aceite pelo Guinness que está só à espera de documentos» para que seja registado