sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

"O CARRO MAIS BARATO DO MUNDO"



A Tata Motors apresentou hoje o carro «mais barato do mundo», o Nano.
Tem de comprimento de 3,1 metros, e de largura 1,5 metros e uma altura de 1,6 metros, este pequeno utilitário - que será comercializado, na Índia por apenas de 1700 euros - apresenta formas muito compactas, numa carroçaria de cinco portas e cinco lugares de lotação. No interior impera a simplicidade, com a consola a receber a maioria dos comandos, incluindo o painel de instrumentos reduzido a um simples velocímetro.
Para mover o Nano, encontra-se um pequeno motor de 2 cilindros com 624 cc, colocado na traseira e capaz de desenvolver 33 cavalos de potência e associado a uma caixa manual de 4 velocidades. A velocidade máxima é de cerca de 97 km/h, mais que suficiente para o relativamente lento tráfego indiano. Para mais tarde, espera-se a introdução de uma motorização diesel, capaz de cumprir as emissões Euro 4.
Como seria de esperar, este modelo na versão base prescinde de luxos como o ar condicionado, vidros eléctricos ou mesmo direcção assistida. Alguns destes equipamentos estão disponíveis numa versão mais equipada, mas naturalmente mais dispendiosa, distanciando-se do lema de carro «barato». Quanto à segurança, a Tata assegura que o veículo cumpre as normas ambientais e de segurança.
A Tata pretende comercializar cerca de 200.000 unidades por ano, só na Índia.
Era uma boa aquisição para o nosso país, assim talvez não haveria tantos acidentes e mortos nas nossas estradas!!